cristiana gastão
Lição n. 1

Quarta-feira, meio da semana. Pleno mês de Março e um dia primaveril. A casa arrumada, limpa e a cheirar a primavera. Também o cheiro do bolo de limão e noz que está cozer no forno começa a invadir a casa. O marido trabalha na sala. A filha no escritório. Não fosse o caos Mundial que se está a viver por estes dias e este seria apenas um dia tranquilo, cheio de paz e harmonia familiar (quando não refilamos uns com os outros...mas isso faz parte da dinâmica familiar).
A vida tenta correr normalmente cá por casa.
Limpamos. Arrumamos. Organizamos refeições. Levamos a cadela Maria á rua. Cuidamos do gato Artur e da gata Madalena. Estes também são família e deles também prometemos cuidar e proteger.
Estudamos e trabalhamos a partir de casa. Ligamos e falamos com familiares e amigos. Trocamos fotos e videos do dia-a-dia de cada um. Rimos. Quase que nos divertimos com a troca de experiencias. Que bom a humanidade ter sentido de humor. O humor é saudável. Faz bem á mente e espirito. Sem desprezar e relativizar o que estamos a viver e o que precisamos de fazer para rapidamente sairmos desta situação, com humor tentamos passar estes dias.
As redes sociais mostram o seu lado friendly quando facilitam a proximidade e facilitam, mais do que nunca, a nossa vida.
O estado de emergência acaba de ser declarado.
Tentamos distrair as nossas mentes do medo. Mas ele está presente. Conscientes que mediadas drásticas por vezes são um mal necessário para combater um mal maior.
Meditamos sobre o futuro e tentamos que ele mantenha o tom cor de rosa que idealizamos.
Estamos a viver tempos históricos, tempos que vão mudar a nossa forma de ver a vida e mudar hábitos.
Para as gerações mais velhas, dos nossos avós e pais, uma injustiça, não merecem estar a passar por momentos destes mais uma vez. Para a minha geração talvez uma lição de humildade. Para a geração dos nossos filhos uma lição dada pelo Universo...um alerta!