top of page
Buscar
  • Foto do escritorcristiana gastão

Chia! Primeiro estranha-se depois...não passamos sem ela

Atualizado: 9 de nov. de 2019


A chia é uma semente considerada como um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo!


Para além das suas propriedades anti-inflamatórias é rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais e considerada como sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3.


A chia pertence, tal como o psílio e a linhaça ou sementes de linho, às sementes mucilaginosas. Ou seja, estas sementes formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Pode ser utilizada na confecção de receitas, adicionada nos cereais, iogurtes ou saladas.


Os famosos pudins de chia que tanto se fala e que dão brilho ás fotos que emanam nas redes sociais são bastante simples de fazer.


Dica para hidratar a chia: Para cada 2 colheres de sopa de sementes junte a 100ml de liquido bebida vegetal, sumo, chá, água, leite, iogurte ou outro da vossa preferencia. Eu aconselho a ir juntando o liquido aos poucos enquanto mexe com um garfo pois ajuda a que as sementes não formem "bolinhas". Aguarde 2 minutos e mexa novamente antes de finalmente levar ao frio. Para mim, de um dia para o outro fica perfeito, mas passado algumas horas já fica óptimo para consumir.


Estes são os 4 tipos de pudim de chia que faço cá em casa:


Chia com bebida vegetal de coco

Chia com polpa de frutos vermelhos e chá verde

Chia com bebida vegetal de amêndoa, curcuma e canela

Chia com chá branco ou infusão de ervas


Guardo no frio e vou consumindo durante a semana. Habitualmente reforço as papas de aveia ou iogurtes mas também consumo assim directamente.






47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page