cristiana gastão
Baba...que bom!

Existem, pastas, patês, hummus e depois existe o Baba Ganoush. Esta pasta à base de beringela é típica do Líbano (acho que estou certa!?!?) e está entre as minhas preferidas.
Já comi esta pasta em diversos sítios e tal como o hummus nunca é igual. A receita que gosto e que partilho connosco, nem sei se está perto da original mas é a combinação de sabores que para mim resulta.
Em sanduíches, tostas, em saladas ou só porque não se perde nada em ter guardada no frigorífico pois também nunca se sabe quando aparecem aquelas vistas inesperadas e rapidamente...voilá! Basta abrir o vinho.
Vamos á receita?...Vamos!
2 Beringelas grandes
1 cebola branca doce grande
2 dente de alho
1 colher de chá de sementes de coentros
1 colher de café de pimenta em grão
1 colher de sopa de coentros picados
1 colher de sopa de Tahini (pasta de sésamo)
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sopa de arandos secos
Talos de coentros
Começa por picar as beringelas e leva a assar ao forno cerca de 40 minutos a 180º. Depois de assadas retira apenas a polpa da beringela.
Numa frigideira com um fio de azeite aloura a cebola juntamente com dentes de alhos picados, sementes de coentros e grão de pimenta, até que esta fique caramelizada.
Num processador junta a polpa de beringela, tahine, mistura de cebola caramelizada (reserve um pouco para decorar), coentros picados, sumo de limão. Tempera com sal e 1 colher de sopa de azeite. Processa até obter um creme sem grumos. Rectifica os sabores de acordo com o teu gosto
Serve numa taça. Rega com um fio de azeite e finaliza com a restante cebola, arandos, coentros picados e (eu gosto) talos de coentros laminados.
E agora é só mergulhar as tostas!!!