cristiana gastão
Atum ao vapor e Esmagada de ervilhas

Ao vapor é sempre uma forma bem agradável de comer peixe (esqueçam o cozido).
Normalmente aproveito ervas frescas que já tiveram melhores dias para fazer uma cama onde disponho as postas e depois basta salpicar com sal e dou-lhe uma piada extra com rodelas de limão. O aroma fica fantástico. Vejam a dica da pescada já aqui publicada em https://www.aidemim.net/post/peixe-cozido
Com atum fiz diferente tinha alho francês que cortei na longitudinal (tipo esparguete) e de resto tudo igual...sal e limão. 20 minutos ao vapor foi o suficiente. Utilizei o robot (Monsieur Cuisine) mas no fogão funciona igualmente muito bem. Aí eu diria que 30 minutos será o suficiente.
Vamos á tão solicitada Esmagada de Ervilhas com Endro e Hortelã.
500g de ervilhas congeladas
2 dentes de alho
Sal e pimenta
Azeite
Ramo de Endro (picado)
Ramo de hortelã (picado)
Nesta receita aproveitei o robot que estava a cozer o atum para cozer as ervilhas ao vapor também. Caso optem por cozer as ervilhas. Colocar ao lume um tacho com água abundante a ferver quando levantar fervura juntar as ervilhas e os dentes de alho com uma pitada de sal. 10 minutos.
Depois de cozidas. Escorrer. Reservar um pouco de água caso gostem mais de um puré. Não descartar os alhos. Temperar com um fio de azeite, sal e pimenta. Com um esmagador ou varinha processar as ervilhas. Eu gosto de uma esmagada mais consistente (já explico a intenção) por isso não insisto muito a processar. Juntar o endro e hortelã envolver bem ou se quiserem um pouco mais com a varinha. Prontíssimo!!
E agora, porquê mais espesso? Para além de gostar mais, também salvaguardo possíveis sobras. Ou seja, posso fazer mais tarde Bolinhas de ervilhas:
Juntar á "massa" um pouco de parmesão. Misturo bem. Fazer bolinhas e passar por pão ralado ou levedura e levo ao forno. Levar um umas horas ao frio. e depois ao forno pré aquecido nos 180º durante 15 minutos. A meio do tempo virar as ditas.
Servir acompanhadas com um molho de tomate caseiro, de preferencia. Fica uma refeição maravilhosa.
Ou mais simples...Burguers de ervilhas. O processo é o mesmo das bolinhas apenas lhe dou o formato de burguers. Depois levar ao forno ou á frigideira pincelada com azeite aqui 3 minutos de cada lado. Juntar por cima uma fatia de queijo e servir com rodela de tomate e umas folhinhas de agrião no prato ou ...pão! Delicioso!