top of page
Buscar
  • Foto do escritorcristiana gastão

Amanhã para o almoço



A verdade é que nem sempre fica bem. Depende dos produtos e dependo da nossa atenção e até mesmo da nossa disposição. O certo é que o risoto ganhou fama de ser "difícil", mas não todos os pratos? Se formos a ver até os simples ovos mexidos têm os seus dias. Por vezes ficam amarelos, fofos, volumosos, cremosos e cheios de sabor e manhãs há em que são o presságio de um dia horrível que vamos ter pela frente.


Por isso vamos lá arregaçar as mangas e atacar o risoto


Risoto de espargos com cogumelos portobello

200gr arroz arboreo ou carolino

1 litro de água

100ml vinho branco

1 molho de espargos

1/2 cebola picada

1/2 raiz de funcho laminado

1 dente de alho picado

1 dente de alho esmagado

100g cogumelos portobello frescos

azeite, sal e pimenta q.b.

rama de funcho picada

1 cl. sopa queijo parmesão/ilha ralado + para acompanhar (opcional)


Colocar num tacho largo e baixo água a ferver com uma pitada de sal. Assim e assim que ferva juntar os espargos cortados aos pedaços e deixar cozer por alguns minutos. 10 min. será o suficiente para que deixem de ficar fibrosos.


Retirar os espargos e reservar.


Reservar a água tendo o cuidado que esta permaneça quente.


No mesmo tacho, agora sem nada adicionar o azeite até cobrir o fundo. Quando quente juntar a cebola, raiz de funcho e alho a cozer. Assim que fiquem transparentes, adicionar o arroz e envolver bem no azeite, refrescar com vinho e deixar que o álcool evapore.


Sempre em lume médio, juntar uma concha da água reservada e temperar com uma pitada de sal e pimenta e mexer...mexer...mexer. Logo que a água evapore repetir todo o processo: água, sal e pimenta. ATENÇÃO controlar o tempero.


Entretanto colocar numa frigideira anti aderente com um fio de azeite e um dente de alho esmagado. Deixar que o alho largue o aroma e juntar os cogumelos. Deixar que estes transpirem um pouco e saltear sem deixar que cozam demasiado. Reservar.


O objectivo é que o arroz fique cozido contudo não demasiado, um pouco mais que al dente. Quando estiver. Parar com a água ou continuar o processo se verificar ainda não estar no ponto. Verificar o tempero. Juntar os espargos reservados e 1 cl. sopa de sopa de queijo ralado. Envolver. Servir de imediato com os cogumelos salteados e rama de funcho picada.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page