cristiana gastão
20 minutos....

20 minutos foi o quanto bastou para fazer este banquete, que por acaso é só para mim mas sobrou para mais 4 doses.
Por isso, para além ser vegetariano e saudável, como eu gosto, ainda é: rápido, barato, e dá para uma casa de família numerosa, querem mais?
ABÓBORA ASSADA COM COUSCOUS DE LARANJA
1 abóbora manteiga
1 colher (sobremesa) tomilho
Azeite, sal e pimenta q.b.
2 canecas de Couscous
Água
1 colher (chá) oregãos
1 colher (chá) raspa de casca de laranja
Azeite, sal e pimenta q.b.
Folhas frescas de manjericão
Pré aqueça ao forno nos 200º. Coloque 1,5/2Lt de água a ferver.
Descasque a abóbora, retire as pevides e corte aos cubinhos. Coloque num pirex e tempere com sal, pimenta, tomilho e regue com fio de azeite. Envolva tudo. Leve ao forno a assar tendo o cuidado de ir virando de vez em quando. 15 minutos deve ser o suficiente.
Agora os couscous. Eu faço desta maneira e ficam sempre bem, contudo existe uma plataforma chamada GOOGLE :) que vos pode ajudar com mais 1001 maneiras fantásticas para elaborar o melhor couscous do Mundo. Eu estou feliz com o meu e por isso vou juntar-me a esse Universo das técnicas do couscous.
Então aqui vai: Pirex plano e ter á mão película aderente e um garfo (usar sempre GARFO). Espalhar o couscous e temperar com sal, pimenta, oregãos e um fio de azeite. Envolver muito bem e espalhar bem o granulado pelo pirex. Juntar a água a ferver e aqui perguntam: quanta? até 1 DEDO acima do couscous não mais...não menos! Selar o pirex com película aderente e aguardar. 5 minutos deve bastar para que ele hidrate o suficiente. Retirar a película e juntar as raspas de laranja e com o garfo...sempre com o garfo, envolver e soltar o couscous.
Servir com a abobora assada e umas folhinhas de manjericão!